dicas de bar

Uma contribuição para o mundo da coquetelaria e para os Bartenders em geral. Por quê Saquê com Morango? Por quê Saquê com Kiwi? Que tal variar?

Saquê com Morango?!? Saquê com Kiwi?!?

Então pessoal, hoje será a minha primeira contribuição dentro do tema “Bar” e já vou começar fazendo um serviço de responsabilidade social para os meus colegas de profissão, os Bartenders.
Muitos hão de concordar comigo, pois quer ferrar com a vida de um Bartender? É só você chegar logo do inicio do evento (Casamento, Balada, aniversário.. não importa) e soltar a temida frase: “Por favor, me vê um saquê com morango!”.. Pronto! Você deu inicio a uma péssima noite de trabalho para o Bartender. Provavelmente depois disso: garrafas quebrarão, os movimentos de Flair darão errado, os clientes vão reclamar e tudo culpa da “maldição” do Saquê com Morango ou Kiwi.
Poxa vida! A pessoa sai de casa pra curtir a noite, descobrir novos ambientes, conhecer gente nova, se divertir com a musica do momento e continua bebendo a velha (e boa por sinal) “Saquerinha” de Morango/Kiwi??? Assim não dá!
Não estou aqui para duvidar da qualidade desse drink, tão pouco interferir no livre arbítrio de cada pessoa (longe de mim), mas é desanimador para os Bartenders e para as pessoas que gostam de apreciar novos e bons drinks, essa comoção pelas mesmas pedidas de sempre. Também não estou pedindo para pararem de bebê-los, eu particularmente adoro, só sugiro que variem.
Às vezes você estar no bar trabalhando, chega aquele cara, biótipo de lutador de “Vale Tudo” (um braço do cara é da mesma espessura das minhas pernas juntas), com a voz alta e diz: “Me vê uma saqueirinha de morango”. Nossa, dá vontade de bater no cara e mandar tomar uma bebida de verdade, um drink mais elaborado. Felizmente o lado profissional e o medo não permitem esse tipo de comentário, mas a frustração continua.
Sabemos que o brasileiro não tem o hábito de variar no mundo da coquetelaria, preferem a boa e velha “cachaça” ou as bebidas da moda, nesse caso saquê com morango ou kiwi, mas esse cenário só depende de nós para mudar.  Passamos por um momento de migração econômico e cultural, querendo atingir o patamar de país “Desenvolvido” então que tal mudarmos também esse hábito?
Peço a vocês que se dêem ao luxo de experimentar novos sabores, descobrirem novas misturas, pois é para isso que nos Bartenders estudamos e estamos ali. Na duvida, questione, pergunte, peça ao Bartender uma sugestão e os motivos para apreciar uma nova bebida, aposto que irão se surpreender positivamente com o mundo de Drinks que poderão experimentar.
Haaaa… o mesmo vale para Vodka e Whisky com Energético (isso não é Drink!)
Beba, experimente, se permita aos novos sabores. O seu paladar agradece.

Marks Open Bar

Um comentário: